Pedagogia afetiva

A pedagogia afetiva foi pensada para sanar um dos maiores problemas da educação brasileira, que é a falta de vínculo e significado entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, atualmente, professores e alunos são desconectados, o que impede diretamente o sucesso na aquisição de conhecimentos.

Para contornar essa falta de conectividade, é necessário adotar uma proposta pedagógica que motive e envolva educadores e estudantes. Afinal, desperta neles a vontade tanto de ensinar quanto de aprender.

É nesse contexto que surge a necessidade de um ensino voltado para aspectos afetivos, mesclando qualidade social e emocional à qualidade científica. Neste sentido, um exemplo dessa preocupação com as emoções é a definição da educação socioemocional como parte essencial do ensino na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A pedagogia afetiva busca o desenvolvimento cognitivo por meio das interações afetivas, tornando a aprendizagem mais agradável e significativa. Por fim, conheça mais sobre essa proposta pedagógica e veja os diferenciais de incorporar o que é humano à escola.
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Pilares da pedagogia afetiva

PEDAGOGIA

Nasce da necessidade que o ser humano tem de continuar sua descendência. Afinal, por sua preocupação com o científico, com enfoque no aspecto cognitivo, a Pedagogia foi caracterizada como Ciência.

AFETIVIDADE

Evidenciada na necessidade humana de viver em grupo, a afetividade é uma forma de saúde que está vinculada à ação de cuidar e receber cuidado. Além disso, considera também que os seres precisam de limites que lhes assegurem o equilíbrio essencial, precisam de uma educação voltada para a afetividade!

VALORES E PRINCÍPIOS

Conhecimento, Transformação, Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Direitos e deveres, Democracia, Cidadania, Criticidade, Sensibilidade e Criatividade.

A Pedagogia Afetiva é uma proposta pedagógica para todos os segmentos. Além disso, a afetividade existe em todos os seres humanos, de todas as idades. No entanto, o desenvolvimento humano ocorre por vários estágios nos quais a inteligência e a afetividade vão se alternando em termos de importância. Por fim, o ensino e a aprendizagem se dão por meio das relações entre os sujeitos – professor e aluno. Dessa forma, podemos afirmar que os benefícios da Pedagogia Afetiva podem ser vivenciados em todos os segmentos da Educação, pois em todos eles há interação e há necessidade de qualidade cognitiva e socioemocional da Educação.

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