Adaptação do filho na Educação Infantil

Adaptação na Educação Infantil

Se o seu filho vai passar por adaptação na Educação Infantil, quanto antes trabalhar isso, melhor – para ele e para você. Afinal, não dá para negar que é um momento delicado para toda a família. A criança, de repente, se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver e os pais mal conseguem conter o pavor de imaginar seu “tesouro” sendo entregue aos cuidados dos educadores. A fase da preparação você já passou: pesquisou bastante, visitou diversas instituições e está seguro de sua escolha. No entanto, agora chegou a hora pra valer!

Tanto os pais quanto os professores devem compreender que cada criança passa por um processo individual de adaptação na escola. Algumas podem se acostumar rápido com o convívio entre outros colegas e adultos. No entanto, outras podem chorar para ganhar a atenção dos educadores ou simplesmente por estranhar o ambiente.

Muitas vezes, os pequenos vão permanecer pouco tempo na escola no início, até que eles se acostumem com o espaço e os profissionais. Essa passagem é crucial para as crianças perderem o medo de permanecer na escola e se sentirem seguras para aprender e conviver com os outros.

Apesar de cada criança ser diferente da outra nesta fase, as atitudes que se devem tomar é a mesma. Portanto, aqui vai algumas dicas para ajudar você e seu filho na adaptação na Educação Infantil:

Adaptação na Educação Infantil

Recepção

Nos primeiros encontros, o professor deve mostrar interesse pela criança, perguntar como ela está e transmitir segurança nessa aproximação. Porém, não se deve forçar a barra, pois o pequeno ainda está sentindo o peso da separação. O educador também pode apresentar todas as instalações da escola. A criança precisa se sentir acolhida durante a recepção.

Pedacinho de casa

Levar itens que tenham o cheiro do quarto dele, por exemplo, também vai confortá-lo: pode ser a naninha ou o brinquedo do berço. Só não se esqueça de manter atenção especial ao comportamento do seu filho. Como ele não fala, você precisa perceber se está se alimentando e dormindo bem, brincando normalmente ou se está com doenças respiratórias. Esses são indicadores de que algo não vai bem. Caso isso aconteça, visite a escola para ver se estão mantendo a rotina e converse com a coordenação.

Envolvimento com a família

O relacionamento entre a família e a escola também é fundamental para a adaptação na educação infantil. Portanto, o professor e o diretor devem compartilhar com os pais como foi a participação do aluno em sala de aula, a relação do pequeno com os demais colegas e as dificuldades que ele apresentou. Se a criança chorou durante o dia, os pais devem ser informados para que possam trabalhar em conjunto com a escola nessa adaptação.

Preservação da rotina

É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina da criança enquanto ela está em casa e se envolva na preparação para a ida à escola. Além disso, a organização do lanche e da mochila pode ser feita em conjunto com o filho para que ele perceba que essa é uma mudança positiva, pois vai perceber que os pais estão cuidando dele.

Últimas do Blog

Categorias

Nosso Instagram