blog-mundo-magico-1

Dente de leite

O nascimento dos dentes de leite é uma fase interessante na vida da criança. Pois, eles começaram a ser formados jádente de leite na barriga da mãe – inclusive os dentes permanentes.

Como acontece o desenvolvimento dos dentes de leite?

Botões dentários

É ainda durante a gravidez que aparecem nos bebês os chamados botões dentários, que são as bases dos dentes de leite (também chamados pelos dentistas de dentes decíduos).

Tais botões começam a nascer por um rompimento que acontece na superfície da gengiva entre os 3 e os 12 meses de vida, são os primeiros dentinhos surgindo e aparecendo na boquinha do bebê.

O nascimento do primeiro dente do bebê

Embora possa acontecer entre 3 e 12 meses, o mais comum é que o primeiro dentinho “aponte” na boquinha do seu bebê por volta dos 6 meses, que coincide com o momento em que a alimentação dele começa a incluir alguns alimentos sólidos.

Embora seja raro, há bebês que têm dentinhos prematuros antes mesmo de nascer. A estimativa é de que um em cada 2.000 bebês já nascem com um ou mesmo dois dentinhos. Algumas vezes pode ser necessário extraí-lo.

Em bebês mais precoces, o primeiro dente a se romper é, geralmente, o dente central inferior, que nasce em torno dos 3 meses de vida. Já há outros bebês que podem começar a ter dentes apenas pouco antes de completar 1 ano de idade, o que também é perfeitamente normal.

Quando todos os dentes primários já nasceram?

Os últimos dentes, no fundo da boca do bebê, em geral, já nasceram pouco antes de o bebê completar 2 anos de idade. Aos 3 anos, a criança terá 20 dentes de leite formados, ou seja, a dentição estará completa. Mas, se o bebê já tem 1 ano e não tem sinal de dente, é necessário falar com o pediatra.

Mas, como aliviar os incômodos do bebê durante o processo do nascimento?

Há uma boa estratégia indicada pela odontopediatra Simone Bastos é fazer massagens. Trata-se de movimentos circulares pressionando levemente a gengiva do bebê. Portanto, deve estar com o dedo limpo e envolto em gaze ou fralda umedecida com soro fisiológico. Além disso, a especialista acrescenta: “Indicamos o uso de mordedores resfriados, a oferta de alimentos e bebidas frios ou gelados, pois o frio promove melhor a sensação de alívio por ajudar a diminuir os sintomas locais da inflamação”.

Saúde bucal

A saúde bucal na fase de dentes de leite é tão importante na fase permanente. Portanto, apesar de os primeiros dentinhos serem temporários, é evidente que precisamos que cuidar muito bem deles – até mesmo porque são eles são essenciais para o nascimento dos permanentes -, mas como? Além dos cuidados gerais, é sempre bom entender que tipos de tratamentos podem ser realizados durante essa fase da vida da criança. Vale lembrar que o acompanhamento profissional não é apenas bem-vindo, mas tremendamente necessário para indicar as medidas que devem ser tomadas, com base na análise do quadro clínico do paciente.

Para entrar em contato conosco, clique aqui.

Últimas do Blog

Categorias

Nosso Instagram