Como acontece o desenvolvimento dos dentes de leite?
Botões dentários
É ainda durante a gravidez que aparecem nos bebês os chamados botões dentários, que são as bases dos dentes de leite (também chamados pelos dentistas de dentes decíduos).
Tais botões começam a nascer por um rompimento que acontece na superfície da gengiva entre os 3 e os 12 meses de vida, são os primeiros dentinhos surgindo e aparecendo na boquinha do bebê.
O nascimento do primeiro dente do bebê
Embora possa acontecer entre 3 e 12 meses, o mais comum é que o primeiro dentinho “aponte” na boquinha do seu bebê por volta dos 6 meses, que coincide com o momento em que a alimentação dele começa a incluir alguns alimentos sólidos.
Embora seja raro, há bebês que têm dentinhos prematuros antes mesmo de nascer. A estimativa é de que um em cada 2.000 bebês já nascem com um ou mesmo dois dentinhos. Algumas vezes pode ser necessário extraí-lo.
Em bebês mais precoces, o primeiro dente a se romper é, geralmente, o dente central inferior, que nasce em torno dos 3 meses de vida. Já há outros bebês que podem começar a ter dentes apenas pouco antes de completar 1 ano de idade, o que também é perfeitamente normal.
Quando todos os dentes primários já nasceram?
Os últimos dentes, no fundo da boca do bebê, em geral, já nasceram pouco antes de o bebê completar 2 anos de idade. Aos 3 anos, a criança terá 20 dentes de leite formados, ou seja, a dentição estará completa. Mas, se o bebê já tem 1 ano e não tem sinal de dente, é necessário falar com o pediatra.
Mas, como aliviar os incômodos do bebê durante o processo do nascimento?
Há uma boa estratégia indicada pela odontopediatra Simone Bastos é fazer massagens. Trata-se de movimentos circulares pressionando levemente a gengiva do bebê. Portanto, deve estar com o dedo limpo e envolto em gaze ou fralda umedecida com soro fisiológico. Além disso, a especialista acrescenta: “Indicamos o uso de mordedores resfriados, a oferta de alimentos e bebidas frios ou gelados, pois o frio promove melhor a sensação de alívio por ajudar a diminuir os sintomas locais da inflamação”.
Saúde bucal
A saúde bucal na fase de dentes de leite é tão importante na fase permanente. Portanto, apesar de os primeiros dentinhos serem temporários, é evidente que precisamos que cuidar muito bem deles – até mesmo porque são eles são essenciais para o nascimento dos permanentes -, mas como? Além dos cuidados gerais, é sempre bom entender que tipos de tratamentos podem ser realizados durante essa fase da vida da criança. Vale lembrar que o acompanhamento profissional não é apenas bem-vindo, mas tremendamente necessário para indicar as medidas que devem ser tomadas, com base na análise do quadro clínico do paciente.
Para entrar em contato conosco, clique aqui.